sábado, 2 de novembro de 2013

Polimento Automotivo: Técnica de movimentação e polimento com politrizes.

Olá pessoal, tudo bem?

Seguindo com nossa série Polimento, Cristalização e Revitalização de Pintura Automotiva com Politriz Roto Orbital hoje estou colocando para vocês as imagens ilustrando os movimentos básicos de um polimento, seja ele com politriz roto orbital ou politriz rotativa, o principio será é mesmo.

A técnica é a de movimentação em forma de quadrado, aonde buscamos ter um polimento uniforme em toda a pintura, à fim de ter um acabamento adequado e evitar problemas como redemoinhos e etc.

O movimento quadrado:



Em detalhes (Ciclo 1):



Em Detalhes (Ciclo 2)




Com politriz, politriz roto-orbital. lixadeira roto orbital e etc:

1. Espalhamos o produto na boina.
2. Encostamos a boina na pintura, ligamos a máquina na velocidade 1.
3. Executamos o movimento "Quadrado Ciclo 1".
4. Elevamos a velocidade da politriz ao nível desejado.
5. Inciamos o polimento pelo "Quadrado Ciclo 1", fazendo o sentido inverso, como se voltássemos pela trilha que traçamos.
6. Iniciamos o movimento "Quadrado Ciclo 2".
7. Execute o passo 5 e 6 mais 2 vezes, totalizando 4 passadas: 2 no ciclo 1 e duas no ciclo 2. Normalmente serão 4 passadas alternadas. Porém podem existir casos de uso específicos dos polidores. Caso ele seque facilmente, empaste e etc, você irá fazer menos passadas, trabalhar em áreas menores ou até mesmo reduzir a rotação da politriz e velocidade com que movimenta a politriz na peça, visando adequar o uso da politriz e boina com o produto que está usando para polir.
7. Baixamos a velocidade da politriz para 1.
8. Desligamos a máquina.

Esse é o movimento básico para efetuar um polimento correto. Evidente que e algumas áreas não temos como proceder desta maneira, porém, tenha sempre em mente efetuar o polimento sem sobrecarregar algumas áreas e deixar outras sem atenção, é isso que fará com que execute o serviço de maneira adequada e obtenha o resultado desejado.

Quer comprar sua politriz ou lixadeira roto orbital?

Confira a lista de ferramentas que escolhi para você!

3 comentários:

  1. Ola Rodrigo venho acompanhando seus videos e suas informações e isso me motivou a fazer um curso de polimento técnico pois tenho interesse em iniciar uma renda extra ou até mesmo posteriormente trabalhar somente com revitalização de pintura,queria uma dica sua é possível obter uma renda favorável com esse tipo de atividade? tenho muitos amigos e conhecidos que mexem com carros e estou pensando nesta opção de renda. pois bem parabéns pelo canal e seu blog que estarei sempre visitando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa é definir seu público alvo, a segunda é estabelecer um serviço diferenciado, a terceira é correr atras e dar o seu melhor!
      É possível, desde que tenha força de vontade e saiba claramente o que deseja, aí todas as barreiras tu rompe.
      Não pense que é fácil, MUITO PELO CONTRÁRIO, e profissionais temos bastante, bons, excelentes e meia boca, cada um com sua fatia de mercado.
      É algo trabalhoso..que demanda gostar, pois senão, certamente não conseguirá nada.
      Abs!

      Excluir
  2. Salve Rodrigo! Grande profissional na área sanando nossas duvidas quanto a polimentos! Poderia nos explicar brevemente sobre velocidades da politriz na aplicação de polimentos e lustro. Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir